CDU com prioridade em Ovar a hospital, água e orla costeira
Porto Canal / Agências
Ovar, 31 jul (Lusa) - O candidato da CDU à Câmara de Ovar é o ex-dirigente sindical Dinis Silveira, que aponta como prioridades do seu programa eleitoral a defesa do Hospital Francisco Zagalo, o preço da água pública e a proteção da faixa costeira municipal.
São esses os eixos fundamentais da campanha do reformado de 67 anos, que, tendo acumulado experiência nos setores da mecânica, do calçado e do associativismo, se propõe ainda colmatar a "ausência total de uma rede de transportes no concelho".
"Continuaremos a lutar para que o hospital do povo de Ovar se mantenha público e assegure cuidados de saúde de qualidade e em tempo útil aos seus utentes", anuncia Dinis Silveira no texto de apresentação da sua candidatura. "Um hospital que teve um investimento de milhões de euros, saudável financeiramente e com um serviço de excelência na esfera pública não pode ser entregue de mão-beijada a qualquer grupo privado de saúde".
Ao nível do abastecimento de água, o candidato defende que a privatização do sistema "não trouxe absolutamente nada de vantajoso para a população - antes encareceu notoriamente as tarifas do serviço" - e, no que se refere à orla marítima, propõe-se assegurar que "a defesa da costa não seja uma série de remendos provisórios, mas sim medidas efetivas e duradouras, de acordo com o conhecimento atual" sobre o fenómeno da erosão.
Finalmente, porque "a população de Ovar sofre diariamente com a ausência total de uma rede de transportes a que a Câmara ainda não quis dar resposta", o cabeça-de-lista da CDU promete desenvolver um sistema público municipal "a preços acessíveis à população, numa perspetiva de efetiva mobilidade sustentável".
Para Dinis Silveira, o panorama geral de Ovar reflete a situação nacional do país em termos financeiros e sociais, pelo que o voto na coligação entre PCP e o Partido Ecologista "Os Verdes" é uma oportunidade de "contribuir para a resolução dos problemas nacionais".
"As outras forças políticas vão procurar ocultar a floresta atrás da árvore, tentando esconder o desemprego e a desgraça do país atrás da discussão sobre o coreto", defende o ex-dirigente sindical. "Vão procurar lavar as mãos como Pilatos e esconder as suas responsabilidades na desgraça do país".
Dinis Silveira afirma, por isso, que "é indispensável o reforço da CDU nos órgãos autárquicos", onde a coligação se compromete a defender uma gestão de proximidade com as freguesias e a descentralizar meios e competências. Isso passará ainda pela "defesa firme dos serviços públicos da responsabilidade da Administração Central, como sejam os correios, os transportes ferroviários e os serviços judiciais".
Além de Dinis Silveira, em Ovar concorrem também às eleições autárquicas de 29 de setembro Vítor Ferreira (PS), Salvador Malheiro (PSD), Pedro Rodrigues (BE) e António França (CDS).
AYC // JGJ
Lusa/Fim